Amigas que me visitam !!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

- Sardinheiras

Vou contar uma história ....
Espero que gostem....
Em 1985 os meus pais concluíram a tão sonhada casa
depois de muitos anos no Brasil...
Já tinham a sua casa, contudo já estava muito danificada...
era de madeira dos tempos de pioneirismo em Assis Chateaubriand.
Concluída a casa, a minha mãe manifestou o interesse
e o desejo de plantar sardinheiras nas floreiras ao longo das sacadas da casa...
Eu não conhecia a dita sardinheira...
A minha mãe dizia que eram lindas....
Em Assis não havia a dita flor...
e como eu trabalhava em Toledo,
e lá havia e agora ainda mais,
muitas floriculturas,
numa sexta feira à tarde fui à procura das flores...
Procurei, procurei, e nada!!!!
Numa das floriculturas fomos olhar um livro de flores
e nada das sardinheiras !!!!
Naquela época não havia internet
e nem se sonhava com ela,
tudo era mais difícil
e para piorar a história, repito, eu não conhecia a dita flor....
Bem, lá pelas tantas,
a senhora da floricultura perguntou onde é que seria plantada a dita sardinheira
e quando eu expliquei,
ela me mostrou várias caixas com mudas de flores lindíssimas,
que segundo ela eram apropriadas para floreiras suspensas....
As flores eram gerânios, segundo ela me disse...
Eram lindas...
As mudas eram viçosas e algumas já com flores,
matizadas e de diversos tons de vermelho e rosa..
Como não achei a sardinheira e gostei dos gerânios,
resolvi comprar as mudas dessa flor.
Foram 3 ou 4 caixas, com 12 mudas cada uma,
colocadas no porta malas do meu carro.
Quando cheguei em casa, a minha mãe estava a minha espera.
Contei o ocorrido.
Em resumo: que não encontrara a sardinheira,
mas trouxera outras flores muito bonitas, que com certeza, ela iria gostar...
Paciência!!, foi o que ela disse e
qual não é a minha surpresa ao abrir o porta malas do carro,
a minha mãe soltar uma expressão de contentamento
ao dizer que eu a tinha enganado....
Enganado??? Como????
Já descobriram, não é mesmo?????
As sardinheiras em Portugal é um nome popular
que corresponde aos gerânios....
Esta é a história das sardinheiras da minha mãe...
E as sardinheiras da minha mãe deram lindas flores, muito bonitas...
Depois essas floreiras receberam petúnias....
Mas isso já é outra história....
Hoje, cá em Portugal, a casa onde vivo,
está rodeada de sardinheiras e com muitas
floreiras carregadas de flores de sardinheiras.....
rosa, rosa claro, vermelho sangue, branca, lilás clarinho, fuscia....
e como sei que há outras cores, com certeza, terei mais cores....
Qualquer dia deste posto aqui algumas fotos.... esperem....
Lembrei-me desta história
ao ver um bordado da revista De fil en aiguille
onde o tema do quadro
é sobre a sardinheira ou gerânios, como queiram....
Espero que gostem!!!
Da história,
das sardinheiras
e dos gerânios para serem bordados..


primeiro quadro com os gerânios


outro quadro

primeira parte do esquema do primeiro quadro


segunda parte do esquema do primeiro quadro....


capa da revista de onde foram tiradas as 4 fotos acima.....
fico devendo o esquema do segundo quadro... vou ver se o localizo

1 comentário:

Espirito Campestre disse...

Ola Filomena
Realmente gira a historia e vendo bem tb a revista... adoro tudo ao que ponto cruz se refere mas sobretudo o ponto de Cruz da francesas adoro os rouges!!!
Bjs e espero que tenha uma feliz semana Santa e feliz Pascoa
Fernanda