Amigas que me visitam !!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Miguel Torga

Descobri a poesia de Miguel Torga numa das minhas vindas a Portugal..
Foi em Coimbra, numa livraria, salvo engano, da Rua Ferreira Borges, que o meu primo Mário apresentou-me o livro e eu comecei a ler a Antologia Poética.....
Quantas poesias lindissimas..... E nunca mais deixei de ler Miguel Torga, sendo que a poesia Bucólica, de tanto a ler, acabei por a decorar.....
Hoje, apresento aqui, para quem gosta de poesia, duas , uma intitulada Alentejo e a outra Bucólica, como não poderia deixar, pois é linda..... Miguel Torga merecia ter recebido o Prêmio Nobel....

Alentejo

A luz que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha!
A paz que se adivinha
Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição
Pode compreender e povoar!
O mistério da tua imensidão
Onde o tempo caminha
Sem chegar!...


Bucólica


A vida é feita de nadas:
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;

De casas de moradia
Caídas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;

De poeira;
De sombra de uma figueira;
De ver esta maravilha:
Meu Pai a erguer uma videira
Como uma mãe que faz a trança à filha.
( Miguel Torga, " Diário I " )

Sem comentários: